A ilha de Cuba opera com duas moedas, uma chamada de Peso Cubano (CUP), utilizada pelos seus moradores, também conhecido como ‘moneda nacional’ (MN), e outra para o turismo, chamada de Peso Cubano Conversível (CUC), que pode ser facilmente trocado nas casas de câmbio espalhadas pela ilha e é aceito pelos estabelecimentos comerciais, durante suas compras.
Cotação do CUC:
Tanto o CUP como o CUC, na teoria, custam US$ 1,00, mas na prática do dia a dia a conversão é bem diferente. Uma nota de 1 CUC = US$ 1,00 e consegue comprar cerca de 24 CUPs. Portanto, fique atento na hora de comprar as moedas.
Onde Trocar seu Dinheiro:
É possível fazer a troca da moeda assim que chegar ao aeroporto. Existem bancos e casas de câmbio, chamadas de ‘cadecas’, espalhadas pelas cidades, funcionando em horário comercial. A cotação do dia é sempre a mesma em todas as casas de câmbio.
Recomenda-se levar euros para sua viagem, pois atualmente no ato da conversão o dólar sofre uma taxação de aproximadamente 10%, o que não ocorre com o euro, que está livre de taxas. O ideal é calcular os gastos da viagem e levar dinheiro para pagamento de suas despesas, pois apenas os cartões Mastercard e Visa são aceitos e em poucos estabelecimentos. Os caixas eletrônicos são escassos na ilha.
As notas do Peso cubano (CUPs) têm figuras dos heróis do país, como Che Guevara, Camilo Cienfuegos e José Martí, e nos CUCs as notas trazem as figuras de monumentos e estátuas construídos para os heróis e têm a inscrição ‘Pesos convertibles”.