Conhecida como o ‘Umbigo da Civilização Inca’, esta linda e intrigante cidade foi a capital do Império de uma das mais antigas e poderosas civilizações do mundo. Localizada a uma altitude de mais de 3.440 metros, Cuzco está repleta de traços culturais de seus antigos moradores, assim como de seus exploradores, os espanhóis.
Durante a invasão espanhola, vários prédios foram destruídos, total ou parcialmente, restando algumas paredes de pedra construídas pelos incas em pé, que serviram de base para a construção da cidade que é hoje, resultando numa mistura de estilos arquitetônicos bem diferenciados.
Essa história pode ser vista, durante uma caminhada, em cada um dos monumentos, igrejas e prédios instalados pelas ruas e praças de Cuzco. Por conta dessa fantástica herança, a cidade foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade. Alguns dos atrativos mais famosos do Peru estão no entorno da cidade de Cuzco e onde é possível vivenciar o esplendor da civilização inca. Entre eles estão o imponente e misterioso Machu Picchu, o Vale Sagrado e o Templo de Koricancha.
História de Cuzco
A mística e histórica cidade de Cuzco era o maior e mais importante centro administrativo do Império Inca e teria sido construída durante os séculos XI e XII, a mando do Inca Manco Capac.
Essa é a história de uma das lendas atribuídas à sua primeira fundação, que se referem ao local da cidade como sendo o lugar revelado pelo deus Sol aos seus fundadores depois de uma peregrinação pelo Vale Sagrado dos Incas em busca do local exato para construir a capital do Império.
A Cuzco que conhecemos hoje foi fundada em 15 de novembro de 1532 pelo conquistador espanhol Francisco Pizarro, após invadir e saquear toda a cidade durante a sangrenta colonização espanhola. Grande parte das construções incas foi destruída e novas edificações espanholas foram construídas em cima das ruínas. Mas um terremoto, em 1650, destruiu parte da cidade, entre eles a construção dos padres dominicanos, deixando à mostra o antigo Templo do Sol Inca. O crescimento e desenvolvimento urbano de Cuzco foram interrompidos várias vezes por diversos tremores de terra que atingiram a cidade ao longo dos anos.
Esse desenvolvimento e reconhecimento vieram a partir do século XX, com a descoberta de Machu Picchu, em 1911, mas outro terremoto, em 1950, destruiu mais de um terço de seus edifícios. Após a reconstrução, Cuzco começou a se tornar um importante foco turístico, se tornando um papel importante na economia do país a partir de 1990. Atualmente, Cusco é o principal destino turístico do Peru.