Você sabia que Machu Picchu foi construída à prova de terremotos? Os quéchuas, os moradores da região na época, no século XV, construíram a linda cidade sagrada com projetos arquitetônicos resistentes aos sismos, muito frequentes na região. Tanto é que o país já passou por fortes terremotos e Machu Picchu continua de pé, sendo deteriorada apenas pelo tempo.
Uma das respostas a este mistério é o jeito da construção. Algumas bases das casas estão um pouco inclinadas para o interior, o que distribui o peso, ajudando a construção a permanecer em pé.
Além disso, o tipo de pedra usada na construção, o granito branco, também ajuda na hora de um terremoto, o que já não aconteceu com as construções espanholas, que foram edificadas em cima de muitas ruínas e destruídas com os frequentes abalos sísmicos. Outra ideia arquitetônica que pode ser encontrada na cidade são o sistema de drenagem subterrânea e os terraços e aquedutos para conduzir a água, muito modernos para seu tempo.
Até na hora de abandonar a cidade, durante os ataques dos espanhóis que destruíam tudo o que viam pela frente à procura de ouro, os moradores inovaram. Para proteger a cidade sagrada, as trilhas e caminhos que chegavam à cidade foram escondidos ou destruídos, ficando totalmente cobertos pela vegetação. Não foi à toa que Machu Picchu foi descoberta muitos anos mais tarde. Outra curiosidade sobre a linda cidade sagrada é o tamanho de suas áreas visitadas. Hoje em dia, apenas 30% de toda a área das ruínas podem ser percorridas por apenas 1.500 pessoas por dia.