Este prédio incrível, construído com o objetivo original de abrigar um orfanato e uma casa para inválidos e doentes crônicos, foi fundado pelo bispo Dom Juan Cruz Ruiz de Cabañas em 1791.
É um dos maiores e mais antigos hospitais da América Latina e manteve esse propósito por cerca de 150 anos, chegando a abrigar 500 crianças de uma única vez.
Uma de suas capelas está decorada com um espetacular mural de José Clemente Orozco, o ‘El Hombre de Fuego’, considerado uma das mais bonitas obras do pintor. Outras 50 obras estão espalhadas pelo complexo, que foi declarado Patrimônio Mundial.
Durante os anos da Guerra da Independência (1810-1821), foi transformado em quartel militar e em 1829 foi recuperado, assumindo sua função original, passando a se chamar Hospício Cabañas. Encerrou suas atividades em 1980 e três anos depois foi transformado em Instituto Cultural Cabañas, com o objetivo de promover a cultura da região. O complexo, atualmente, é composto por 23 pátios, 106 quartos e duas capelas.