Este incrível sítio arqueológico, considerado uma das Maravilhas do Mundo Moderno e declarado Patrimônio Mundial, está localizado a cerca de 200 quilômetros de Cancún e é muito visitado por conta de seu valor histórico.
Pesquisadores acreditam que Chichen-Itzá foi fundada por volta de 435 a.C. e abandonada em 670 d.C. Foi reconstruída 300 anos depois, se transformando no centro cultura da civilização maia. A cidade arqueológica também funcionava como centro econômico e político da civilização maia.
Entre suas estruturas está a incrível pirâmide de Kikulcán, com cerca de 30 metros de altura, localizada no centro de Chichén Itzá. É formada por diversas plataformas quadradas. Cada lado da pirâmide possui uma escadaria com 91 degraus cada, que juntos com o único degrau localizado na entrada do templo somam 365 degraus, que representam os dias do calendário maia.
Outra curiosidade da pirâmide é o fenômeno do reflexo da luz do sol nas escadarias que em determinadas épocas do ano mostra o desenho de uma serpente. Em Chicén Itzá também podem ser apreciados o Templo de Chac Mool, o Campo de Jogos dos Prisioneiros e a Praça das Mil Colunas.