O litoral de Playa del Carmen está protegido de fortes correntezas por conta da ilha de Cozumel, localizada bem em frente ao seu litoral, deixando o mar mais tranquilo e esverdeado, se tornando um convite ao mergulho e à prática de snorkel.
Além dos recifes de corais nas praias, com profundidades entre 12 a 15 metros, Playa del Carmen também oferece outros pontos diferentes de mergulho, como os famosos cenotes, uma espécie de caverna com rios subterrâneos.
Entre os pontos de mergulho mais procurados estão Moc-Che, Jardines e Shangri-lá, onde é possível encontrar enormes cardumes de peixes e várias espécies de vida marinha, e Tortugas, frequentado por tartarugas gigantes.
O antigo barco de camarão Viña Mamá, naufragado intencionalmente em 1995, localizado a quase 25 metros de profundidade, abriga várias espécies de peixes. Para os mergulhadores mais experientes, os pontos de Pared Verde e Cérebros, com profundidade entre 30 a 40 metros, são uma ótima opção. O complexo turístico de Playacar, onde estão instaladas várias redes hoteleiras, oferece aos seus visitantes inúmeras atividades, como mergulhos nos recifes de corais e nos famosos cenotes, sempre acompanhado de guias, campo de golfe e uma linda praia.