Paranapiacaba
Paranapiacaba localiza-se no município de Santo André e significa "lugar de onde se vê o mar", em tupi-guarani. Em dias claros, esta era a visão que tinham os povos indígenas que passavam por ali, depois de subir a Serra do Mar rumo ao planalto.
No século XIX, naquele caminho íngreme utilizado pelos índios, desde os tempos pré-coloniais, seria construída uma estrada de ferro que mudaria a paisagem do interior paulista e ocasionaria a fundação da vila de Paranapiacaba. O fator preponderante para a construção da Ferrovia Santos-Jundiaí foi a expansão do café, que chegou ao Rio de Janeiro no início do século XIX e logo se espalhou pelo vale do Rio Paraíba e depois o oeste paulista. Então a construção de uma ferrovia para escoar o café com maior facilidade para o Porto de Santos tornou-se urgência.
A baixa temperatura, a intensa neblina, as casas em estilo britânico (a maioria vieram desmontadas da Grã Bretanha), a ferrovia, o castelinho, a réplica do Big Ben fazia os funcionários da São Paulo Railway Company se sentirem um pouco na sua terra natal.
Roteiro
Sairemos às 7h do local de embarque com destino à Vila de Paranapiacaba. Na parte da manhã faremos a Trilha do Pico da Antiga Comunidade que fica em meio a Mata Atlântica, exibe uma rica biodiversidade em espécies da flora da região, e nos levará a um belíssimo mirante que oferece um visual interessante da Serra do Mar. Na volta da trilha almoçaremos uma deliciosa comida caseira. Após o almoço visitaremos a Vila Inglesa construída no início do século pelos ingleses. Lá conheceremos a casa do chefe da estação (hoje um museu conhecido como castelinho), a estação ferroviária, a Réplica do Big Ben e o sistema de engrenagens utilizado para locomoção dos trens (funicular).