Viagem com data programada. Datas e valores no próximo passo da compra
Taxas de embarque, serviços, reservas e administrativas, no valor de US$499,00 (por pessoa), não estão inclusas. As taxas de embarque das passagens aéreas poderão ser cobradas a vista na primeira parcela, e as demais poderão ser pagas em até 6X sem juros junto com o valor restante do pacote
ROTEIRO:
1º Dia (Quinta-feira): Riad
Chegada ao Aeroporto Internacional de Riad (Aeroporto King Khalid). Assistência e traslado com entrada incluída no Boulevard Ryad. O parque conta com atrativos curiosos, inúmeros restaurantes com especialidades de diversos países, shows ao vivo e um incrível espetáculo aquático com fontes coloridas. Tempo livre para passear, aproveitar o local e jantar em um de seus restaurantes. Hospedagem.
2º Dia (Sexta-feira): Riad
(Neste dia a ordem das atividades poderão variar de acordo com a época do ano). Visita a impressionante capital da Arábia Saudita. Incluiremos a subida à torre com pouco mais de 300 m de altura, do “Centro do Reino”, com o seu belo desenho e o seu miradouro “em forma de ponte” que oferece vistas espetaculares sobre a cidade. Visitaremos também, rodeado por um belo parque, o Museu Nacional, o maior museu do país, onde conheceremos a história, a cultura e a arte do Reino. Depois visitaremos a Fortaleza Masmak, a antiga fortaleza da cidade, cujo interior nos permite compreender a incrível mudança que se desenvolveu nesta cidade durante o século passado. A seguir teremos tempo para passear pelo bairro, com seus souks e vida comercial. Tempo livre para almoço em centro comercial. À tarde visitaremos também o bairro Al Turaif em Diriya, zona declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO. Neste local, nos arredores de Riad, foi sede da primeira capital da dinastia saudita, que podemos descobrir graças aos vestígios dos seus numerosos palácios e do complexo urbano à beira do oásis de Ad-Diriya. No final da tarde visitaremos a Mesquita Al Rajhi, a maior mesquita de Riad com a sua arquitetura de estilo andaluz, assistiremos a uma oração e teremos uma introdução ao Islão que certamente nos fará aprender algo sobre esta religião. Hospedagem.
3º Dia (Sábado): Riad – Al Qasab – Shaqra – Ushaiger - Bouraida
Hoje seguiremos a antiga rota dos peregrinos que viajavam do Iraque até Meca, com as suas inúmeras cidades históricas em pequenos oásis que as marcam. Al Qasab era conhecida desde a antiguidade pela produção de sal e trigo, também pelos seus poetas. Visitaremos a cidade muralhada e as pequenas lagoas salinas onde ainda são produzidas 200.000 toneladas de sal por ano. As paisagens desérticas de dunas nos levam a Haqra, uma cidade que cresce junto com sua universidade. Visitamos a antiga cidade bem fortificada, com seu pitoresco mercado antigo e vielas de adobe. Continuaremos para Ushaiqer. Almoço incluído antes de seguir para Ushaiqer Heritage Village, uma cidade que foi uma parada importante para os peregrinos devido às suas nascentes e à beleza do seu oásis (entrada incluída). Também poderemos ver o seu pequeno museu e as suas casas de arquitetura Najdi com as suas portas de madeira talhada, as suas belas janelas e os seus telhados triangulares. Continuação para Bouraida, capital da província de El Qasim com mais de 600.000 habitantes localizada num grande oásis. Chegada no final da tarde e hospedagem.
4º Dia (Domingo): Bouraida - Medina
Perto pela manhã iremos conhecer o maior Mercado de Camelos do mundo, localizado em Bouraida cidade que também possui um hospital de camelos. A economia da cidade é sustentada por uma agricultura de produtos oásis (tâmaras, limões, laranjas, trigo), e anualmente, por volta de agosto, realiza um imenso mercado de tâmaras que atrai inúmeras pessoas de diversos locais para comprarem as suas necessidades anuais desta fruta. Conheceremos “a cidade da data” mais ou menos ativa dependendo da época do ano e poderemos provar este doce fruto da palmeira. Depois teremos tempo para passear pelo centro da cidade, com o seu mercado de vegetais, a sua grande mesquita, os seus souks de joalharia e a sua atividade. Visitaremos o Museu Al Oqilat que nos conta sobre as tradições da Arábia e os costumes da região. À tarde continuamos o nosso percurso por uma excelente estrada que atravessa o deserto. Chegada ao final da tarde à cidade sagrada de Medina, “a cidade luminosa”. Estaremos num imponente destino histórico e religioso por ser uma das duas cidades mais sagradas do Islão. Milhões de peregrinos vêm a Medina todos os anos e esta tem sido uma cidade proibida para não-muçulmanos até muito recentemente. Respeite seus habitantes e crenças e use o código de vestimenta exigido. À noite, iremos ver do lado de fora a mesquita Al Masjid, construída pelo próprio profeta e local onde está sepultado. Não podemos deixar de sentir emoções quando observamos os milhares de pessoas que entram na hora da oração. Jantar incluído. Hospedagem.
5º Dia (Segunda-feira): Medina – Al Ula
Caminharemos pela imensa Mesquita do Profeta (Al Masjid an Nabawi), uma incrível e luminosa mesquita com 10 minaretes com capacidade para um milhão de visitantes. Na colina de Uhud, importante local de peregrinação, as forças do profeta entraram em confronto com as tropas de Meca. Poderemos caminhar pela sua imensa esplanada e subir o monte, mas lembre-se de fazê-lo em silêncio e respeitando as centenas de peregrinos que nos cercarão qualquer dia. Na Mesquita Quba, no ano 622, o profeta e os seus seguidores lançaram a primeira pedra daquela que seria a primeira mesquita da história, embora o edifício atual seja mais recente. A partir daqui, caminharemos até o jardim e poço próximo de Ethiq, onde as diferentes tribos do local saíram para cumprimentar e dar água ao Profeta e seus companheiros que haviam chegado recentemente a Medina após a perseguição em Meca. Teremos então algum tempo livre no centro da cidade para que você possa passear pelas suas áreas comerciais ou se desejar visitar o Museu Ferroviário de Hejaz (na antiga estação ferroviária otomana). À tarde viajaremos para um dos lugares mais espetaculares do mundo, a região e oásis de Al-Ula, um autêntico museu ao ar livre rodeado pela natureza, onde existem formações rochosas, desfiladeiros e ravinas que competem com os majestosos tesouros esculpidos por seus antigos colonos. Após a chegada iremos à Pedra do Elefante, “Jabal Al Fil”, um impressionante fenômeno geomorfológico, uma rocha de 52 metros de altura em forma de elefante. Jantar incluído e hospedagem.
6º Dia (Terça-feira): Al Ula Tabuk
Na região de Al-Ula visitaremos o sítio arqueológico da cultura Nabateia e declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO de Hegra (Madain Saleh), “a Outra Petra” que nos surpreenderá com seus túmulos escavados na rocha em um deserto carregado ambiente de mistério. Almoço incluído. Mais tarde, teremos tempo livre na “Al- Ula Heritage Village”, a antiga Al-Ula, magnificamente restaurada, com seus agradáveis restaurantes e lojas. Também podemos caminhar e desfrutar do magnífico Oásis. No meio da tarde partiremos para Tabuk. Jantar incluído. Hospedagem.
7º Dia (Quarta-feira): Tabuk - Jeddah
Conheceremos a cidade de Tabuk com mais de meio milhão de habitantes, capital provincial ativa e uma das cidades mais antigas do país. Visitaremos o castelo cuja origem remonta a 3.500 anos antes de Cristo e dentro do qual existe um museu que conta a história do castelo e da cidade, desde os grandes exploradores que o visitaram, como Ibn Battuta, até aos peregrinos que pararam para beber nas fontes a caminho de Meca ou Medina. Após a visita entraremos no Museu Casa de Lama, uma recriação do interior de uma casa de adobe onde aprendemos como era antigamente a vida tradicional neste tipo de habitação. Posteriormente, percorremos toda a ativa área comercial do centro da cidade e chegamos à antiga estação ferroviária, hoje museu que preserva as máquinas a vapor que ligavam Damasco a Medina. Após visitar Tabuk, traslado ao aeroporto para embarque em voo com destino a Jeddah (voo não incluído). Jeddah é a segunda cidade do país, com quatro milhões de habitantes, às margens do Mar Vermelho. Traslado ao hotel e tempo livre.
8º Dia (Quinta-feira): Jeddah
Dia inteiro em Jidá. Conheceremos esta cidade que nos surpreenderá pelos seus contrastes. Neste momento grande parte da cidade está sendo reconstruída para torná-la uma grande megalópole global. Da construção destaca-se, entre outras coisas, a Jeddah Tower, que será o edifício mais alto do mundo com mais de mil metros de altura. Seguiremos pela Corniche, com as suas belas vistas, as suas mesquitas à beira-mar e as suas zonas de lazer. Contemplaremos a Fonte do Rei Fahd, a mais alta do gênero no mundo, seus jatos de água atingem mais de 300 metros de altura. Faremos uma parada no ativo e pitoresco mercado de peixes. Incluiremos a entrada na “cidade internacional de Tayebat”, um complexo arquitetônico de grande beleza com seus museus históricos e etnográficos muito interessantes. Tempo livre para almoço em centro comercial. À tarde, faremos um passeio pelo seu centro histórico, mais conhecido como Al-Balad, declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO, com o seu impressionante conjunto de vielas medievais e as suas casas feitas de coral e varandas de madeira. Veremos o interior da elegante casa de Beit Sallum, hoje convertida em museu. Hospedagem.
9º Dia (Sexta-feira): Jeddah/ Brasil.
De acordo com o horário do voo, sairemos do hotel 3h30 antes do horário de embarque com retorno ao Brasil.