A deliciosa gastronomia peruana, eleita em 2016 pelo World Travel Awards (WTA), pela quinta vez consecutiva, como a melhor do mundo. Foi declarada também como Patrimônio Cultural das Américas.
Todo esse sabor requintado e rico em variedades teve origem na civilização inca e na mistura de culturas ao longo do tempo, como a dos africanos, chineses, italianos, japoneses e principalmente a dos espanhóis.
Os peruanos comem, basicamente, batata, arroz, carnes, peixes e legumes, mas um dos pratos mais conhecidos no mundo é o ceviche, um prato de peixe cru marinado com suco de limão, que nasceu da fusão com a cozinha japonesa. Um dos ingredientes muito usado na culinária peruana é o milho, encontrado em inúmeras versões, de tamanhos e cores, principalmente na região dos Andes.
Já no litoral, os peixes e frutos do mar são os ingredientes básicos das receitas. Uma peculiaridade da cozinha peruana é o uso da carne de animais como o cuy, ou porquinho-da-Índia, muito apreciado pelo povo da região das Montanhas, a lhama e a alpaca. Esta última é mais cara, mas as duas são saborosas e saudáveis, pois têm pouco colesterol. Um outro prato popular bem conhecido no Peru é o picarone, uma espécie de rosquinha de abóbora com batata doce, que é geralmente acompanhada por um caldo conhecido como chancaca.
Entre as bebidas típicas do Peru estão o famoso Pisco, uma bebida preparada com aguardente de uva. Com ela se faz o Pisco Sour, um delicioso coquetel conhecido mundialmente. Outra bebida típica muito conhecida é a Chicha, feita de milho e que pode ser com ou sem álcool. O Peru também fabrica algumas cervejas, como a Cusqueña, Paceña e a Arequipeña, mas o costume peruano é bebê-las na temperatura ambiente. Além da cerveja, o pais produz, há mais de 80 anos, um refrigerante de cola, chamado Inca Kola, de cor amarelada e muito gostoso.