A Praça da Constituição, comumente chamada de Zócalo, está localizada no Centro histórico, mais precisamente no centro da antiga cidade de Tenochtitlan, a capital da civilização asteca.
Na praça, uma das maiores do mundo, com cerca de 60 mil m², está a Catedral Metropolitana e as ruínas do Templo Mayor, além do Palácio Nacional, construído no local exato onde estava o Palácio de Monteczuma II, datado do século XVI.
Seu apelido Zócalo surgiu no século XIX e significa ‘pedestal’ ou ‘base’. A praça foi construída inicialmente como um monumento à independência, mas com o declínio do projeto, apenas o pedestal, que já estava instalado, permaneceu, originando o apelido.
A praça também é muito utilizada para celebração de grandes eventos cívicos, políticos e culturais do país. Todos os dias, às 8 horas, acontece o ritual de hasteamento da Bandeira mexicana, executado por soldados e acompanhado de tambores e trombetas. No período da tarde, a praça é invadida por animados artistas e dançarinos, que apresentam danças típicas astecas. No entorno da praça também estão várias opções de bares e restaurantes.