- Catedral de Florianópolis
- Mercado Público
- Jurerê
- Praia da Joaquina
- Lagoa da Conceição
- Lagoa da Conceição
- Fortaleza de São José da Ponta Grossa
- Centro
- Ilha do Campeche
- Ponte Hercílio Luz
Florianópolis é um dos destinos brasileiros que ostenta várias qualidades: seu visual é deslumbrante, com incríveis belezas naturais, oferece inúmeros e alternativos passeios culturais, incríveis atrações turísticas e muitas atividades esportivas.
Além das praias maravilhosas espalhadas pela ilha, uma ótima opção para relaxar, passear pelo calçadão, andar de pedalinho ou caiaque, é a charmosa Lagoa da Conceição, uma das maiores da ilha. Está localizada na região central de Floripa e pode ser visitada durante o dia ou à noite, quando o agito invade os bares e restaurantes da região.
Florianópolis está cercada por cerca de 30 pequenas ilhas, que podem ser visitadas durante um passeio de barco. Uma dessas opções é a Ilha do Campeche, um lindo santuário ecológico e sítio arqueológico, além de ser um dos cartões postais da região.
Ela foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) por conta de seu importante conjunto de inscrições rupestres, datados de mais de cinco mil anos. Vários passeios de barco que saem da Praia da Armação levam à encantadora ilha, que está repleta de praias com águas cristalinas e limpas, perfeitas para um mergulho. A ilha oferece bons lugares para refeições.
Outra opção de passeio pelas ilhas é o passeio de escuna, que leva para a imponente Fortaleza de São José da Ponta Grossa, localizada na Praia do Forte. A fortaleza foi construída em 1740 e faz parte do sistema triangular de defesa do Estado, formado pelas fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim e Santo Antônio de Ratones.
Não deixe de visitar um dos monumentos mais importantes da cidade, o Museu Histórico de Santa Catarina, também chamado de Palácio Rosado. Esse prédio foi construído em estilo colonial no século XIX com dois pavimentos para servir como a Casa do Governo. O prédio, que é tombado como Patrimônio Histórico de Santa Catarina, tem sua parte externa lindamente decorada com dez estátuas esculpidas pelo artista italiano Gabriel Silva, entre elas a da padroeira do Estado, Santa Catarina.
Durante uma caminhada pelo Centro Histórico, visite a Casa da Alfândega, na Praça XV de Novembro, onde estão ótimas lojas de artesanato em cerâmica e aprecie as lindas fachadas de diferentes estilos arquitetônicos dos prédios da região. Entre essas construções está o Mercado Público Municipal, onde é possível encontrar todo tipo de produtos, desde frutas a peixes frescos. Lá também está repleto de bares e restaurantes, que oferecem o delicioso e famoso pastel de camarão de Floripa.
Também na Praça XV está a Catedral Metropolitana de Florianópolis, o símbolo católico mais importante da ilha. Foi construída no começo de 1900, dedicada à Nossa Senhora do Desterro. Bem em frente à catedral está uma das atrações da praça, a figueira centenária, que impressiona pelo seu tamanho. Apesar de estar inativa há mais de 20 anos, a deslumbrante, e um dos principais cartões postais da cidade, Ponte Hercílio Luz merece uma visita. Inaugurada em 1926, a ponte liga a ilha ao continente, mas por conta de seu estado de preservação não é possível utilizá-la. Para tirar uma linda foto da ponte, caminhe pela beira-mar, principalmente à noite, quando ela recebe uma iluminação incrível.
E depois de conhecer as atrações da cidade, nada melhor que curtir a noite de Floripa junto com os manezinhos, como são chamados os nativos da ilha. Um dos melhores locais é a Praia de Jurerê Internacional, repleta de clubes de praia com música ao vivo e casas noturnas badaladas. Outro lugar bem procurado e com vida noturna bem agitada é a Lagoa da Conceição, com shows e música bem ecléticos.