ROTEIRO DIA A DIA:
1º Dia (Domingo)
Chegada no aeroporto de Porto traslado até o hotel não incluido
2º Dia (Segunda-feira): De Porto para Baiona
Saída do aeroporto do Porto (Portugal), terá traslado para Baiona (na Galiza, Espanha), uma histórica cidade portuária encantadora e animada, onde degustar um prato de peixe fresco é obrigatório. Não se esqueça de visitar o Forte de Monterreal, famoso pela Torre do Príncipe.
3º Dia (Terça-feira) Etapa 1: De Baiona para Caminha
Nesta primeira etapa do dia irá pedalar na Espanha, num percurso plano e mágico ao longo da costa, pelo sopé da Serra de la Grova e ligeiramente mais a sul da Serra de Argalo. Poderá entrar em Portugal de ferry, atravessando o rio Minho, na cidade de Caminha, ou um pouco mais acima, atravessando a ponte de Vila Nova de Cerveira. Em Caminha maravilhe-se com as casas senhoriais que dão cor à cidade e cuja história data de tempos pré-romanos. A sua etapa de 40 quilômetros termina aqui. Uma degustação de vinhos cuidadosamente selecionados e um delicioso jantar (opcional) esperam por você.
4º Dia (Quarta-feira) Etapa 2: De Caminha para Viana do Castelo
Pedale em direção a sul, em excelentes ciclovias asfaltadas ao longo da costa até chegar a Viana do Castelo, onde irá passar a noite. Viana do Castelo, situada no estuário do rio Lima, é uma cidade movimentada, com uma população estudantil ativa e uma vida noturna atrativa. Remonta aos tempos romanos e a impressionante história de Viana inclui a dos comerciantes, que provisionaram os navios que participaram nos Descobrimentos Portugueses durante o século XVI, e que mais tarde construíram os navios que navegaram à Terra Nova em busca do bacalhau. Foram eles que construíram asinúmeras casassenhoriais e palácios, cuja beleza arquitetônica é um marco da cidade.
5º Dia (Quinta-feira) Etapa 3: De Viana do Castelo para Vila do Conde
A terceira etapa oferece, novamente, um agradável passeio de 50 quilômetros em direção a sul, num percurso através de vinhedos e de toda a paisagem da Área Protegida do Litoral de Esposende, uma reserva natural de flora e de vida selvagem. Puxe conversa com os pescadores e com as suas esposas, que são pessoas calorosas e tem sempre uma palavra amiga para cada transeunte. O centro da cidade é dominado por mansões elegantes e pequenas casas senhoriais. A importância do porto de Vila de Conde não é apenas evidente no mar, como irá facilmente descobrir após desfrutar de um maravilhoso jantar de sardinhas assadas ou de outros peixes frescos, na cidade. Em seguida, relaxe com um passeio à beira-mar, antes de ir para a cama, refrescado pela brisa do mar.
6º Dia (Sexta-feira) Etapa 4: De Vila do Conde para o Porto
Na etapa 4 das suas férias em bicicleta, seguirá para o Porto numa curta viagem de cerca de 34 quilômetros. Começando no Atlântico, irá seguir as ciclovias até chegar ao rio Douro para pedalar numa das mais belas cidades da Europa: Porto, cidade Património Mundial, uma jóia histórica com mais de 150 monumentos listados. Terá o privilégio de passar a famosa ponte de ferro – D. Luiz I, em bicicleta e de ver as monumentais Caves de Vinho do Porto, enquanto sobe a margem sul do rio Douro. Uma paragem essencial é a Casa da Música, projetada por Rem Koolhaas, arquiteto holandês. A única parte difícil do seu dia será escolher onde jantar nesta noite: o Porto é famoso pelo vinho e pela diversidade e qualidade da sua cozinha.
7º Dia (Sábado) Etapa 5: Do Porto para Furadouro
Nesta manhã irá trocar a agitação da cidade pela paz e tranquilidade da costa atlântica. Mais uma vez, terá um agradável passeio ao longo da linha do mar, passando, a certa altura, um bosque constituído por belos pinheiros. O dia termina no Furadouro, uma vila hospitaleira, conhecida pela sua excelência na confeção de pratos de peixe. Aproveite bem a sua refeição!
8º Dia (Domingo) Etapa 6: De Furadouro para Mira
Nesta última etapa, poderá visitar a cidade de Aveiro, na opção de percurso mais longa, conhecida pelo seu pitoresco centro da cidade; se tiver tempo, aproveite para dar um passeio nos Moliceiros, os barcos de madeira coloridos usados para a recolha de algas do fundo do mar. Visite também as salinas e desfrute das propriedades do sal marinho na pele, depois de ter experimentado colocar os pés nos pequenos reservatórios. O sétimo dia do seu roteiro corresponde a um belo passeio de cerca de 55 quilômetros, incluindo o percurso através do Parque Natural das Dunas de São Jacinto. Mira, onde irá dormir esta noite e talvez sonhar, é uma pequena vila de pescadores. Certamente que as coloridas casas listradas o inspirarão. Visite algumas das pequenas lojas também; quem sabe, não acaba a comprar um bom tapete por um preço acessível.
9º Dia (Segunda-feira): Mira para Porto
Traslado para o aeroporto do Porto.