Ecoturismo, aventura, sol, praia e cultura são pontos altos neste roteiro de mistério por um dos mais fascinantes e inexplorados rincões brasileiros. Conheça praias virginais, dunas gigantescas, cachoeiras, fauna e flora, labirintos de rios, inscrições rupestres, estranhas formações areníticas e muito mais.
Você conhecerá um Piauí desconhecido, pulsante, de gente irreverente e repleto de surpresas!
Dia 1
Após a chegada no aeroporto de Teresina, traslado até o hotel escolhido.
Dia 2
Após o café da manhã o veículo nos apanhará no hotel e nos conduzirá pela BR 343 passando pelos municípios de Altos (importante exportador de frutas tropicais), Campo Maior (terra da carne-de-sol e palco da sangrenta batalha do Genipapo, evento esse crucial na independência do Piauí e do Brasil).
Após aproximadamente duas horas e meia de viagem, estaremos na bucólica Pedro II, com o charme discreto de seu casario colonial. Aqui em junho acontece o já tradicional Festival de Inverno de Pedro II, com atrações do jazz, blues e MPB nacionais e internacionais se apresentando em praça pública.
A cidade está incrustada na Serra dos Matões e é um dos dois únicos produtores de opala no planeta, a pedra só é encontrada lá e na Austrália. Do mirante do Morro do Gritador podemos vislumbrar o sertão e a Serra de Ibiapaba, entre o Piauí e o Ceará. Após uma caminhada de nível médio, chegaremos as refrescantes águas da Cachoeira do Salto Liso com seu lago de águas límpidas! Para encerrar a visita, conheceremos joalherias da cidade e o Museu da Roça e seu surpreendente acervo.
Rumaremos então até o PN de Sete Cidades, onde pernoitaremos.
Dia 3
O parque é um dos mais visitados do Brasil, com 25 mil visitantes por ano. Destaca-se por suas pitorescas formações de arenito e por suas inscrições rupestres. Após o café da manhã, o guia especializado conduzirá o grupo pelas Sete Cidades de Pedra, mostrando suas particularidades e curiosidades.
A jornada começa pela Sexta Cidade onde a atração é a Pedra da Tartaruga que leva este nome pela semelhança com as formas do casco deste animal. A Pedra do Elefante é outra singularidade desta cidade.
A Segunda Cidade é um dos pontos de maior interesse do Parque. Monumentos naturais são palco para a expressão do homem pré-histórico através de pinturas monocromáticas. A Pedra do Americano e dos Seis Dedos deixa claro esta manifestação, com seus desenhos geométricos e intrigantes. Prepare 3 pedidos com muito cuidado, pois ao passar sob o Arco do Triunfo eles se tornaram realidade, reza a lenda. Crendices à parte, esta bela formação impressiona tanto quanto a Biblioteca, com suas pedras que remetem a livros empilhados. Após uma subida leve, o Parque então se descortina aos olhos do expectador que pode vislumbrar as Cidades de Pedra através da Vista Panorâmica.
Na Quarta Cidade, há vários arcos (que é uma constante em Sete Cidades) com formas interessantes. O Archete, Mapa do Brasil, Mapa do Ceará e a Passagem do Índio são exemplos disso. Conhecer a história do Curandeiro José Catirina, torna a visita à gruta onde ele morava uma experiência mística. Até hoje é possível perceber vestígio de sua presença, seja no orifício encontrado na rocha do piso da gruta, usado para preparar suas porções medicinais, seja no túmulo que guarda os restos mortais de seu filho.
A Furna do Índio é a formação mais surpreendente da Quinta Cidade, junto com as inscrições nela encontradas. Lá também pode-se fotografar a Pedra do Camelo, Pedra do Rei e a Casa da Guarda, todas com suas formas peculiares.
Com o maior número de monumentos geológicos do Parque, passear pela Terceira Cidade é um convite à imaginação! Lá encontram-se as Pedras do Imperador, Dedo de Deus, do Preto Velho, do Beijo, dos Três Reis Magos, de Nossa Senhora, do Oratório, do Pombo e de novo o Mapa do Brasil, desta vez, pasme, com divisões por estados.
A última será a primeira! Para encerrar este inquietante roteiro a Primeira Cidade mostrará: a Floresta de Pedra, a Pedra dos Canhões o Olha D’agua dos Milagres, a Pedra do Bule, o Mapa do Piauí e para fechar com grande estilo, a Cachoeira do Riachão (períodos de cheia).
A Sétima Cidade tem sua visitação proibida. Ela guarda a sete chaves a fauna e a flora selvagens do lugar para que mantenha toda a sua exuberância, longe dos olhos bisbilhoteiros do bicho-homem.
Conhecido internacionalmente, Sete Cidades já foi mencionada pelo escritor francês Erich Von Däniken, autor do cult “Eram Os Deuses Astronautas?”, e despertou largo interesse em diversos segmentos científicos, atraindo historiadores, geólogos, arqueólogos e até ufólogos.
Ao final da tarde, partiremos rumo à bela cidade de Parnaíba, onde pernoitaremos.
Dia 4
O viajante terá a oportunidade de conhecer um dos trechos mais bonitos da costa brasileira. O tour inicia-se com o deslocamento on-road até a cidade de Luiz Correia localizada à 15 kms de Parnaíba. Visita-se então as obras inconclusas do Porto de Luiz Correia onde está situada a foz do Rio Igaraçu (o primeiro “dedo” do Delta), com destaque para o Quebra-mar com 3 kms de extensão onde de um lado fica o Oceano Atlântico e de outro o belo Rio Igaraçu. De lá se avista o extremo leste da Ilha Grande de Santa Izabel e vislumbra-se, em dias claros, o farol da Pedra do Sal.
O passeio segue passando pela movimentada Praia de Atalaia (ou Amarração) onde encontram-se inúmeros restaurantes, pousadas e hotéis.
Já na bela Praia do Coqueiro, com seus recifes de corais que se mostram nas marés pequenas, é uma das preferidas dos piauienses mais abastados, demonstrando tal tendência através de inúmeras casas de veraneio com arquitetura arrojada. Bares e alguns hotéis complementam o cenário.
Maramar e Macapá enceram a aventura off-road, sendo a primeira agraciada com belos bancos de areia e a segunda com a foz do Rio Macapá que impressiona pelo colorido vivo e ofuscante. O sabor da terra poderá ser apreciado através de iguarias servidas na praia.
A praia de Carnaubinha, que poderá ser acessada após uma curta caminhada de aproximadamente vinte minutos, é ponto um dos pontos alto do passeio. A mais virgem e desconhecida Praia do leste Piauiense abriga grande quantidade de recifes de coral formando piscinas de águas azuis na maré baixa, dando à mesma, ares de paraíso tropical. Não tendo acesso por estradas, é utilizada também como praia de nudismo pelos viajantes mais liberais. As dunas e as Carnaúbas (parcialmente soterradas, daí o nome Carnaubinha) também embelezam a paisagem de sonho.
Antes de tomar a estrada de volta para Parnaíba, faz-se uma visita à Alameda das Esculturas, com suas obras de arte pitorescas. Já no asfalto, a paisagem formada por dunas branquíssimas, palmeiras (carnaúbas e coqueiros), lagoas (no período de cheia) e o Oceano Atlântico ao fundo, é uma das mais bonitas do estado. A Árvore Penteada é destaque neste trecho.
Finalmente, as dunas da Lagoa do Portinho fecham com chave de ouro este excitante roteiro. A lagoa de águas escuras e refrescantes é um dos principais cartões postais do Piauí, podendo-se lá praticar inúmeros esportes náuticos oferecidos por preços módicos.
O passeio náutico inicia-se no Porto de Tatus, na Ilha Grande de Santa Izabel a maior Delta. Ao embarcar, o viajante percorrerá o canal de Tatus em cujas margens se observa rica vegetação: aningas, siribas, jequiris, carnaúbas, tucuns entre outras.
A paisagem muda com o surgimento do Morro Branco, cadeia de imponentes dunas que nasce na restinga, se “esquivam” das palmeiras nativas e acabam no Rio Parnaíba. Logo após inicia-se a exploração do Igarapé dos Periquitos. Esta formação muito comum ao Delta do Parnaíba caracteriza-se pelo seu estreito canal ladeado por diversas vegetações de mangue, tais como mangue vermelho, manso e de Siriba. Neste igarapé será feita a cata do caranguejo à moda tradicional, onde guia enfia-se na lama do mangue trazendo consigo o famoso caranguejo-uçá, iguaria da culinária local. Pequenos mamíferos como macacos além de iguanas e pássaros podem ser avistados neste ponto.
A lancha finalmente ganha as águas do Parnaíba, navegando até o segundo dedo (foz) do Delta, a Baía das Canárias. O desembarque na praia revela um raro fenômeno, no qual o delta é pródigo. De um lado podemos ver uma praia de rio e no outro uma linda praia oceânica, banhada pelo majestoso Atlântico! Em algumas épocas do ano pode-se ver claramente a linha que divide as águas do rio e do mar.
O destino agora é o Igarapé dos Poldros, que divide às ilhas dos Poldros e a de Canárias. Este Igarapé é ponto de grande interesse em decorrência do pouco tráfego de embarcações, permitindo quase sempre a avistagem de animais tais como macacos, jacarés, iguanas além de pássaros diversos como garças, martins-pescadores, guarás, piririguás e até pica-paus! A embarcação faz uma nova parada na altura da Baía do Feijão Bravo. Percorre-se então as maravilhosas dunas que deságuam no igarapé, tendo como objetivo as praias da face oceânica da Ilha dos Poldros. Este trecho marca pelo caráter virginal e desértico das praias, causando aquela sensação de estar em um lugar nunca dantes pisado, encantamento puro!
Retorna-se então pelo igarapé, pelo Rio Parnaíba passando-se pelo colônia de pescadores da Ilha das Canárias até o Porto de Tatus, onde assim encerramos nossa aventura. Venha e surpreenda-se!!
OBS: Em decorrência de fatores naturais e legais, este roteiro poderá sofrer mudança de ordem e percurso.
Dia 5
Após o café da manhã, teremos uma manhã livre para curtir mais alguns atrativos locais, tais como a Praia de Barra Grande, outros roteiros de Delta do Parnaíba, roteiros off-road e culturais, city tour, dentre outros (todos não inclusos no preço). Após almoço, rumaremos à Teresina, onde pernoitaremos.
Dia 6
Após o café, faremos um city tour pela “Cidade Verde” (Teresina), visitando: Centro de Artesenato Mestre Dezinho, Corredor da Cultura, Igreja S. Benedito, Karnak, Igreja N. Sra. Do Amparo, Museu do Piaui “Casa Odilon Nunes”, Troca-Troca, Igreja N. Sra. De Lourdes, Floresta Fóssil do Rio Poty, Parque Encontro dos Rios, Pólo Cerâmica, Centro Cívico.
A noite faremos um by night, enfocando os restaurantes, shoppings e a vida noturna badalada de Teresina.
Dia 7
No último dia da viagem, traslado até o aeroporto. Fim dos serviços.