1º Dia: São Luís
Desembarque em São Luís e traslado até a Pousada;
2º Dia: São Luís - Barreirinhas
Após o café da manhã, embarque em micro-ônibus (opcional: sobrevoo pelos Grandes Lençóis) rumo a Barreirinhas nos Lençóis Maranhenses, em percurso com duração de 3:30h.
Após o check in e almoço (não incluso), passeio ao impressionante Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. A bordo do 4x4 atravessaremos de balsa o Rio Preguiças, tomamos as trilhas de areia por aproximadamente 40 minutos até a Lagoa Azul e dos Peixes e suas águas incrivelmente cristalinas. Cinco minutos a pé por dunas e chaga-se à famosa Lagoa Azul, um convite irresistível para um mergulho. Para quem quer explorar a imensidão espetacular dos Lençóis, vale a caminhada de 20 minutos até a bela Lagoa dos Peixes. Antes de retornarmos a pousada, vivenciaremos o pôr-do-sol nos Lençóis Maranhenses umas das mais marcantes experiências que a natureza pode nos proporcionar.
3º Dia: Barreirinhas - Caburé
Após o café da manhã, e já de malas prontas, seremos conduzidos até o porto onde embarcaremos nas rápidas lanchas voadeiras pelo Rio Preguiças até a Praia de Caburé.
No caminho, palmeiras e mangues são o lar de pássaros, répteis e mamíferos. A primeira parada será nas Vassouras, um dos muitos pontos onde as dunas dos Pequenos Lençóis encontram o Rio Preguiças. Macacos pregos e papagaios fazem a festa dos turistas que param para se refrescarem com bebidas geladas servidas à sombras das barracas.
Seguimos na voadeira até o farol do Mandacaru, no povoado de mesmo nome, que no alto de seus oito andares revelará em 360 graus toda a exuberância do local. Por fim, seguiremos até a vila de Caburé e suas pousadas e restaurantes rústicos, onde almoçaremos (não incluso) e pernoitaremos. Ao final da tarde há ainda possibilidade de passeio (não incluso) de lancha até o dormitório dos pássaros.
4º Dia: Caburé - Parnaíba
Após o café, nos despediremos dos Lençóis a bordo de possantes 4x4. Praias desertas, campos e dunas compõem a paisagem neste trecho. Faremos uma pequena parada para fotos no Oásis do Rio Novo, o início dos Pequenos Lençóis. Passaremos por Paulino Neves que exibe suas ruas de areia branca e sua ponte de madeira sobre o Rio Novo. Estradas secundárias nos levarão até Lagoinha onde apreciaremos os camarões da Dona Madá (não incluso), contemplando o plácido lago.
Seguiremos então pelos 110 km de asfalto até Parnaíba (opcional: passeio pelo Delta com observação de guarás), cruzando a divisa do Piauí com o Maranhão, onde está localizada a Ponte do Jandira sobre o Rio Parnaíba. Com 640 m de extensão, ela rende boas fotos! Visita rápida ao Porto das Barcas importante porto de exportação e importação do período colonial, e que hoje abriga lojas de artesanatos, bares e restaurantes. Seguiremos para a pousada.
5º Dia: Parnaíba - Jericoacoara
Após café, traslado até o Porto de Tatus onde embarcaremos em lancha rápida pelo majestoso labirinto de ilhas do Delta do Parnaíba. Faremos uma rápida parada para fotos nas dunas da Ilha Grande de Santa Izabel. Exploraremos o Igarapé dos Periquitos, seguindo seu estreito canal ladeado por diversas vegetações de mangue. Neste igarapé será feita a cata do caranguejo, onde o piloto-guia enfia-se na lama do mangue trazendo consigo o famoso caranguejo-uçá, iguaria da culinária local.
Percorreremos o Igarapé dos Poldros, que divide às ilhas dos Poldros e a de Canárias. Neste igarapé é comum a avistarem de animais tais como macacos, jacarés, iguanas além de pássaros diversos! O desembarque na cadeia de dunas do Feijão Bravo revela um raro fenômeno no mundo e no qual o delta é pródigo. De um lado podemos ver uma praia de rio e no outro uma linda praia oceânica, banhada pelo majestoso Atlântico! A floresta de mangue e as lagoas (na cheia) completam o cenário.
Almoço e retorno ao porto de onde sairemos rumo a Jericoacoara pelos 130 km de asfalto até a balsa, na foz do Rio Coreaú em Camocim, com a qual atravessaremos até as brancas dunas e as carnaúbas da Ilha do Amor. O 4x4 seguirá a beira-mar até a praia de Tatajuba. Tour panorâmico pela Duna do Funil. No Lago da Torta nos deliciaremos com as redinhas na água e com o curioso cardápio ao vivo do restaurante do Didi. A segunda travessia em balsa ocorrerá na Praia de Guriú, com seu canal de águas verdes e o cemitério de árvores de mangue. Seguiremos a beira-mar até Jericoacoara a tempo de apreciar o pôr-do-sol na famosa duna de mesmo nome, ritual diário dos moradores e visitantes do lugar. O pernoite em Jericoacoara dará chance de apreciarmos a vida noturna da vila, seus restaurantes, lojas e bares.
6º Dia: Jericoacoara
Após o café da manhã, tour off-road às Lagoas Paraíso e do Coração, com visita a Pedra Furada, cartão postal cearense, a qual alcançaremos em caminhada de 20 minutos a partir da Praia do Preá. Já na Lagoa do Paraíso, o colorido vibrante do lugar remete aos paraísos caribenhos: areia fina e extremamente branca se confunde com o verde da vegetação rasteira e dos coqueiros que por sua vez emolduram o azul turquesa da água cristalina. Excelente estrutura de bares e restaurantes.
Pernoite em Jericoacoara. Nota: Neste dia os passeios poderão sofrer modificações de ordem e percurso em decorrência de condições naturais.
7º Dia: Jericoacoara - Fortaleza
Após café-da-manhã partiremos em 4x4 por trilhas à beira-mar até a Praia do Preá, de onde 14 km depois por estradas secundárias alcançaremos a pavimentação. Passaremos por diversas pequenas cidades como Acaraú e Itarema até chegarmos às areias das praias de Icaraí da Amontada, Apiques, Caetano, Baleia, Mundaú, onde atravessaremos a balsa que nos levará a praia do Guajiru. Continuaremos nossa aventura à beira-mar visitando a barra do Trairi, a qual atravessaremos em balsa, e a belíssima praia de Lagoinha, cartão postal do Ceará. Logo após seguiremos por asfalto até às praias de Cumbuco e Icaraí, já na zona metropolitana de Fortaleza.
Trasladado ao aeroporto. Durante todo esse trecho litorâneo o mar azul, as dunas e os coqueiros nos guiarão por pequenas colônias de pescadores intercaladas por sofisticadas praias e suas construções luxuosas, em uma paisagem excitante que é típica da costa cearense. Este dia pode sofrer alteração no percurso e nos tempos de parada para foto, banho e almoço em decorrência da tábua das marés.