O projeto Expresso Turístico conta com três roteiros, sempre saindo da Estação da Luz, em São Paulo. Um deles segue para Jundiaí, outro para Mogi das Cruzes e o terceiro, o mais procurado pelos passageiros, para Paranapiacaba, na região de Santo André, região metropolitana de São Paulo.
O roteiro, que têm o objetivo de resgatar as memórias da ferrovia no Brasil, começa na linda e histórica Estação da Luz, numa locomotiva dos anos 50, e passa por outras importantes estações, algumas construídas pela antiga empresa britânica São Paulo Railway (SPR) durante a construção da primeira ferrovia na região, inaugurada em 1867. Elas foram tombadas Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), como Patrimônio Histórico de São Paulo em 1987.
No distrito de Paranapiacaba, uma bela vila inglesa construída no século XIX, além de vários pontos turísticos, também está uma das locomotivas mais antigas do Brasil ainda em operação, que leva os visitantes por um passeio em um pequeno trecho dentro da cidade.
Os passeios são realizados apenas aos domingos, saindo às 8h30 da Estação da Luz, ou às 9h da Estação Prefeito Celso Daniel, em Santo André. O valor do bilhete é de R$ 45,00 por pessoa. Já para duas pessoas, o valor é de R$ 75,00. Só podem ser adquiridos nas bilheterias da Estação da Luz e do Prefeito Celso Daniel, em Santo André. http://www.cptm.sp.gov.br/sua-viagem/ExpressoTuristico