Este trem Maria Fumaça, também conhecido como Trem da Serra, vai da Estação de Passa Quatro, construída em 1884, até a Estação de Coronel Fulgêncio, no alto da Serra da Mantiqueira, passando por lindas mansões portuguesas e francesas da época dos barões do café, num trecho de 12 quilômetros.
Durante o percurso, com belas paisagens e muito verde, o trem passará pelo túnel de quase um quilômetro, bem na divisa entre Minas e São Paulo. Foi lá que aconteceu, em 1932, uma das batalhas da Revolução Constitucionalista.
Na Estação Manacá, será feita uma breve parada para a locomotiva se preparar para a subida da serra. Enquanto isso, os passageiros podem visitar a feira de artesanato e saborear alguns quitutes. No caminho da subida da serra, o trem irá passar pelas Corredeiras do Manacá e a Ponte Estrela.
Na Estação Coronel Fulgêncio, em uma nova parada, os turistas poderão conhecer a exposição fotográfica de filmagens feitas no local e fotos da Revolução Constitucionalista de 1932. As partidas são feitas aos sábados, às 10h e às 14h30, e aos domingos, às 10h. O valor do bilhete é de R$ 55,00 por pessoa. Crianças de até 5 anos não pagam, desde que façam a viagem no colo de um passageiro. http://www.tremdaserradamantiqueira.com.br/