Se locomover por Cuba e por suas cidades é muito fácil. Além de poder alugar carros, até mesmo os lendários automóveis coloridos dos anos 50, conhecidos como almendrones, o turista pode se aventurar e embarcar em ônibus intermunicipais, que vão para as principais cidades e locais de interesse. Geralmente estão em bom estado, possuem ar-condicionado, mas nem sempre são pontuais.
O serviço de táxi é muito bom, e talvez o mais recomendável. O ideal é combinar o preço antes da corrida, pois o valor é determinado pela distância e não pelo tempo de viagem.
Para quem gosta de dirigir e não abre mão de aventura e indenpendência, Cuba oferece boas estradas. Para alugar um auromóvel, é preciso ter mais de 21 anos, portar carteira de habilitação (a CNH brasileira é válida) com mais de um ano de experiência e apresentar um cartão de crédito internacional (Visa ou Master Card).
Os ônibus dentro das cidades não são recomendáveis. Geralmente estão lotados e não possuem horários corretos. Procure utilizar táxis, ou ainda as exóticas e divirtidas opções de Bicitáxis e os Cocotaxis, pequenas motos adaptadas com três assentos, em formato de coco, e podem ser encontrados na maioria das cidades.