Los Cabos passou a se chamar ‘Aquário do Mundo’ após visita do famoso pesquisador Jacques Cousteau ao Mar de Cortés, nos anos 70. A região é o lar de mais de três mil espécies marinhas e é muito fácil encontrar arraias, moreias, corais, tubarões, leões-marinhos e até mesmo alguns naufrágios durante um mergulho.
Os pontos mais procurados pelos mergulhadores são Los Islotes, uma linda formação rochosa e casa dos lobos marinhos, e El Bajo, perto da ilha Espírito Santo, onde é possível encontrar as arraias-manta gigantes do Pacífico.
Próximo dali está Isla Ballena, com suas cavernas submarinas, ou cenotes, recifes de corais e uma embarcação naufragada, repletos de espécies de peixes tropicais. No sul da Baja California (Baixa Califórnia), está o Parque Marinho Nacional Cabo Pulmo, um dos melhores de Mar de Cortés, e um dos destinos mais procurados para mergulho no país.
Para os não tão experientes, a melhor pedida é conhecer Suwanee, um recife de coral localizado ao sul da ilha Espírito Santo. Lá também está um ferry boat que foi afundado em 1976, que está coberto por coral preto, uma espécie rara de coral. Os mergulhadores principiantes podem também se divertir na Praia Sirenas, uma baía protegida das correntezas, ótima para a prática de snorkel, assim como em Garaçumas e Las Navajas.