Esta antiga e espetacular cidade inca de Machu Picchu, declarada como Patrimônio Cultural da Humanidade e escolhida como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, é a principal atração de Cuzco e uma das mais importantes do Peru.
Está localizada na província de Urubamba, cerca de 110 quilômetros de Cuzco. Para se chegar a esse antigo complexo arquitetônico há três caminhos: pela trilha inca, numa caminhada de cerca de quatro dias, de trem, numa viagem de aproximadamente quatro horas, ou de carro.
Chamada de ‘Velha Montanha’, na língua quíchua, a língua dos incas, a cidade de Machu Picchu foi construída no século XV no topo de uma montanha e era dividida em duas importantes áreas, a zona agrícola e a zona urbana, onde se supõem que existiam cerca de 200 casas, praças, templos, aquedutos, cemitérios, escadarias e tumbas.
Também conhecida como ‘Cidade perdida dos Incas’, é reconhecida como um importante centro administrativo, religioso e político da civilização inca. Foi apresentada ao mundo em 1911, pelo professor e historiador americano Hiram Bingham. Ao lado das ruínas está Huayna Picchu, ou ‘Nova Montanha’, a famosa montanha das fotos de Machu Picchu, que também pode ser visitada através de uma trilha. No seu topo estava a residência do sumo sacerdote inca. As duas montanhas fazem parte da formação orográfica chamada de Batolito de Vilcabamba, na Cordilheira dos Andes peruana.
História
Machu Picchu, que significa ‘Velha Montanha’, foi um dos mais importantes centros urbanos do Império Inca, que teve seu início na cidade de Cuzco e se tornou o maior império da América Pré-colombiana, entre os anos de 1438 e 1533, quando a invasão espanhola provocou sua queda, obrigando os moradores a abandonar a região.
O local foi escolhido pelos Incas por acharem que as montanhas eram sagradas e porque a altitude do lugar era perfeita para os estudos astronômicos do povo Inca.
Esta incrível cidade sagrada foi construída por volta do século XV, próxima à cidade de Cuzco, centro do império, pelo líder inca Pachacutec. Em Machu Picchu foram criadas pirâmides em degraus para a agricultura, construções em pedras, templos e calendários solares. Não era só com a produção agrícola que os moradores se ocupavam no seu auge. Lá também eram criados alguns animais, como a lhama e a alpaca, muito usadas para a extração de lã e para o transporte.
Machu Picchu foi descoberta em 24 de julho de 1911, durante uma expedição do arqueólogo e professor americano Hiram Bingham, com a ajuda da Universidade de Yale. Os trabalhos de escavação deste fantástico sítio arqueológico teve início em 1912. Mas sua descoberta pode ter ocorrido muitos anos antes.
Alguns pesquisadores defendem que a cidade já havia sido encontrada em 1865, pelo italiano Antonio Raimondi, que passou pelo local sem saber a relíquia por qual caminhava. Outra versão diz que em 1867 o empresário alemão Augusto Berns havia descoberto a cidade e fundado uma empresa mineradora no local. A empresa teria vendido todos os tesouros encontrados nas escavações para colecionadores americanos e europeus. Uma outra linha de pensamento dá conta que em 1880 o explorador francês Charles Wiener confirmou a existência de sítios arqueológicos na região.
Atualmente, apenas 30% da cidade mantém sua construção original, o restante passou por reconstrução, que são visivelmente percebidas. E para preservar este espetacular sítio arqueológico e proteger a fauna e flora do local, não são mais permitidos voos de helicóptero em Machu Picchu.