A música e a dança fazem parte da rotina dos peruanos desde a época pré-colombiana, ocupando um espaço muito importante na cultura deste maravilhoso país. A mistura de culturas dos indígenas, das antigas civilizações e conquistadores espanhóis e de outras nacionalidades criou manifestações artísticas folclóricas que expressam essa diversidade.
Muitos historiadores acreditam que os antigos habitantes de Nazca foram músicos importantes que criaram diferentes instrumentos de sopro, entre eles a flauta de pã, um dos símbolos do Peru, muito usada durante as festas.
As antigas civilizações também desenvolveram outros tipos de instrumentos usando caracóis do mar, juncos e até ossos de animais para produzir os sons e homenagear os deuses ou os guerreiros.
Por conta de seu território, as várias regiões possuem um estilo de música e dança próprio, cada um com sua característica. Entre as danças típicas peruanas encontramos a Marinera, a mais conhecida. Tem origem espanhola e andina e é muito comum na costa litorânea do país, assim como o Tonderos. Outras danças típicas são a Zamacueca ou Mozamala, Festejo, Huayno e Diablada.