Essa fascinante cidade e capital do México, dividida em cerca de 300 colônias ou bairros, é a mais populosa do país e das Américas. Foi construída em uma ilha no centro de onde estava o Lago de Texcoco, no século XIV, e se tornou a capital do Império Asteca, com o nome de Tenochtitlán. Foi totalmente destruída em 1524 pelos espanhóis e reconstruída décadas depois, recebendo o nome atual.
Possui o maior centro histórico do país, com inúmeros monumentos e prédios históricos, como a Praça da Constituição, conhecida como Zócalo, a Praça Garibaldi, que respira o autêntico clima mexicano, a lindíssima Catedral Metropolitana, o Palácio Nacional e uma infinidade de museus instalados em incríveis casarões coloniais.
Cidade do México também preserva o maravilhoso Bosque de Chapultepec, a maior área verde da cidade, atraindo moradores e turistas. Lá está o Castelo de mesmo nome e um incrível mirante que proporciona uma vista espetacular da cidade, além do Museu de Antropologia e Museu de Arte Moderna.
Durante uma visita pelos bairros de Cidade do México, que mistura tradição e modernidade, é possível se aproximar da cultura da capital, com seus bares, cafés, restaurantes, livrarias e ambientes com festas que duram noite adentro. Uma de suas heranças históricas deixadas pelos astecas é o Tenochtitlan, uma intricada rede de canais por onde se podia navegar pela cidade. Ela foi destruída após a chegada dos espanhóis e hoje em dia as ruínas deste meio de transporte podem ser vistas em Xochimilco, no extremo sul da Cidade do México.