Lima, além de ser a capital peruana, também é o centro cultural do país e está repleta de atrações, para todos os gostos e bolsos. São inúmeros os pontos turísticos interessantes, como museus e praias, sem falar das casas noturnas e os excelentes bares e restaurantes espalhados pela cidade, onde você pode experimentar uma deliciosa receita típica do Peru.
Um dos principais passeios para conhecer essa cidade magnífica pode ser feito a pé. O Centro Histórico, declarado Patrimônio da Humanidade, está recheado de monumentos históricos, como o lindo Convento de San Francisco, a imponente Catedral de Lima, a Praça de Armas e os espetaculares casarões e suas elegantes varandas, construídos em estilo neoclássico, barroco ou renascentista.
História
A cidade de Lima foi fundada em 18 de janeiro de 1535, pelo conquistador espanhol Francisco Pizarro, após o exército da Espanha derrotar o governante Inca Atahualpafor, em 1532.
O território, onde hoje está a capital do Peru, já era habitado por civilizações indígenas e estava numa localização estrategicamente privilegiada, no vale do Rio Rímac e próximo ao Oceano Pacífico. A região também era abastecida por água e possuía grandes estoques de madeiras, além de apresentar um clima agradável. Por todos esses motivos foi escolhida para ser a capital do reino espanhol.
Pizarro encontrou nas novas terras conquistas a marca das antigas civilizações, que já estavam na região muito antes dos Incas, como o grupo Ychsma, que deixou um legado de 40 pirâmides associadas ao sistema de irrigação. Durante a época pré-inca foram construídos também os santuários de Lati e Pachacámac e o Centro Cerimonial de Cajamarquilla.
Nos anos seguintes à fundação, Lima, também chamada de Cidade dos Reis, foi ganhando prestígio e se tornou capital do vice-reino do Peru em 1543. Um forte terremoto, em 1746, danificou severamente a cidade, passando por uma enorme reconstrução durante o governo de José Manso de Velasco. A independência do Peru, em 1821, pelo general José de San Martín, deu novos ares à Lima, que se converteu na capital do país.
Apesar da independência do Peru, Lima passou por constantes confrontos entre caudilhos militares e, nos últimos anos do século XIX, Lima passou enfim por uma intensa reconstrução, até por volta de 1920. Já no século XX, Lima conheceu os grandes projetos arquitetônicos, com a construção de grandes avenidas, prédios imensos e grandes obras. Atualmente, Lima é o centro econômico e político do país, concentrando mais de 70% de todas as indústrias do Peru.