- Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis
- Praia da Joaquina, em Florianópolis
- Oktoberfest, em Blumenau
- Praia dos Ingleses, em Florianópolis
- Praia do Rosa, em Imbituba
- Projeto Tamar, Florianópolis
- Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes
- Beto Carrero World
- Unipraias, em Balneário Camboriú
Santa Catarina tem incríveis 500 quilômetros de orla marítima formada pelas praias mais agitadas e badaladas do País. Por isso, é o paraíso para mergulhadores e surfistas, que encontram no Estado os melhores pontos para a prática de esportes aquáticos.
E quem pensa que Santa Catarina é só praia, está muito enganado. O Estado está dividido em 12 lindas regiões turísticas, que oferecem outras fantásticas belezas naturais, atrações e eventos em todas as estações do ano.
Entre as atrações, mais de 20 conjuntos arquitetônicos tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), como monumentos, igrejas e museus, repletos de influências de seus colonizadores portugueses, alemães, italianos, poloneses, holandeses e até ucranianos.
Não é à toa que Santa Catarina foi eleita em 2017 como o melhor Estado para se viajar no Brasil. O título foi dado pela décima vez este ano pelo prêmio ‘O Melhor de Viagem e Turismo’, promovido pela revista Viagem e Turismo, da Editora Abril. É em Santa Catarina também que está Florianópolis, sua capital, que foi considerada como o melhor destino para festas pelo jornal americano The New York Times.
Quando ir
A melhor época para conhecer o Estado de Santa Catarina é o ano todo. Tanto no verão, ótimo para aproveitar as praias nos mais de 500 quilômetros de costa, como no inverno, para curtir o friozinho e a neve da linda Serra Catarinense, os turistas encontram muitas opções de passeios e atrações.
O clima de Santa Catarina, que está na região sul do País, proporciona que as quatro estações sejam bem definidas e as chuvas bem distribuídas ao longo do ano. As temperaturas são amenas e bem agradáveis, ficando entre a mínima de 13°C e a máxima de 25°C.
Algumas atrações
Santa Catarina, além das praias, estâncias termais e a magnífica neve que encanta ainda mais a Serra Catarinense, também possui importantes sítios arqueológicos, reservas indígenas e até mesmo crateras de meteoritos caídos no Estado há milhões de anos.
As importantes inscrições rupestres pré-históricas do Estado estão distribuídas em cerca de 20 pontos, quase todos na costa catarinense. Também é possível encontrar esses sítios arqueológicos em Urubici, com registros datados de mais de quatro mil anos, na Praia do Santinho, na Ilha do Campeche, na Ilha de Porto Belo e em Jaguaruna, onde estão os Sambaquis pré-históricos.
O Estado também abriga várias reservas indígenas, entre elas das etnias Kaingang, Xokleng e Guarani, que estão localizadas no Alto Vale do Itajaí e em Biguaçu, na Grande Florianópolis. Além de conhecer a cultura dos índios, os visitantes podem comprar artesanatos exclusivos dos índios e assistir a alguns rituais indígenas, como o Ritual do Kiki, realizado no Dia do Índio, na Reserva Indígena Xapecó, em Iguaçu.
Uma curiosidade de Santa Catarina é o título de ter sido atingida pelo maior meteorito já encontrado no País. O meteorito, de cerca de sete toneladas, foi encontrado em 1875 na região de São Francisco do Sul. Outro local que foi atingido por meteoros foi a cidade de Vargeão, onde está o Domo de Vargeão, uma das oito crateras encontradas no Brasil. Ela tem 12 quilômetros de diâmetro e foi criada há mais de 100 milhões de anos.
Além de tudo isso, o Estado oferece uma deliciosa gastronomia com herança europeia e várias atividades para todos os tipos de gostos, que vão da tranquilidade do campo, até os incríveis esportes radicais. Conheça um pouco de cada uma das 12 lindas regiões turísticas do Estado.
Serra Catarinense
Uma das regiões turísticas do Estado é a Serra Catarinense, com belas paisagens formadas por florestas de araucárias, cachoeiras e incríveis cânions. As principais atrações da serra são a Serra do Corvo Branco, Serra do Rio do Rastro e o Morro da Igreja. Essa região é a mais fria do País durante o inverno e é o único lugar no Brasil onde pode nevar. Às vezes, até as cachoeiras congelam, principalmente em São Joaquim e Urubici. E não podem faltar as ótimas vinícolas premiadas internacionalmente.
Vale Europeu
Essa região valoriza a herança cultural de seus colonizadores, principalmente os alemães, poloneses, italianos e portugueses. É nesta região que está Blumenau, a sede da maior festa da cerveja do Brasil e a segunda do planeta: a Oktoberfest. A arquitetura da região lembra muito a dos alemães, assim como sua gastronomia. A região também é famosa por seus roteiros de compras, principalmente da indústria têxtil, do Turismo Rural e do Ecoturismo.
Costa Verde & Mar
Junto com a Serra Catarinense e Grande Florianópolis, a região é uma das mais procuradas pelos turistas. É onde estão as mais belas praias do País, com águas cristalinas em tons de verde esmeralda. Também é o local onde estão os melhores pontos de mergulho do Estado. As principais cidades da Costa Verde & Mar são Balneário Camboriú, Bombinhas, Itajaí, Penha, entre outras. É também a região do Beto Carrero World, o maior parque temático da América Latina.
Encantos do Sul
As cidades dessa região são perfeitas para quem aprecia História e preza pelo patrimônio cultural do País. Lá estão o município de Laguna, cidade natal de Anita Garibaldi e principal destino do Turismo Religioso, Garopaba e Imbituba, que são ótimos destinos para Ecoturismo e para observar baleias. Lá estão também as cidades de Gravatal e Tubarão, excelentes polos de estâncias termais de Santa Catarina.
Grande Florianópolis
Florianópolis e seu entorno são famosos pelas belezas naturais, com as praias paradisíacas, lagoas, cachoeiras, estâncias de águas termais e as lindas paisagens rurais.
Caminhos do Alto Vale
Localizada no Vale do Itajaí, a região Caminhos do Alto Vale é o destino perfeito para quem gosta de vida no campo e muita tranquilidade. Suas principais atrações são cachoeiras, Mata Atlântica, cânions e também é local perfeito para a prática de esportes de aventura, como rapel, tirolesa, rafting, entre outros.
Caminho dos Cânyons
Os famosos cânions do Parque Nacional Aparados da Serra estão localizados na divisa do Estado com o Rio Grande do Sul, onde estão as cidades de Timbé do Sul, Morro Grande, Jacinto Machado, etc. Em Sombrio está a maior lagoa de água doce de Santa Catarina e, nos balneários de Gaivota e Passo de Torres, estão as lindas dunas e praias com faixas de areias extensas.
Caminhos da Fronteira
A principal atração dessa região é o Marco das Três Fronteiras, na cidade de Dionísio Cerqueira. A região é excelente para esportes radicais. Lá, os costumes dos imigrantes se mesclam com os costumes gaúchos e argentinos.
Vale das Águas
Além das várias estâncias de águas termais, entre elas Águas de Chapecó, a região possui inúmeras cachoeiras, como a Salto Saudades, em Quilombo, formada por várias quedas d’água do Rio Chapecó. Além dos passeios de barco, o turismo religioso é muito presente na região.
Grande Oeste
A região é conhecida como Rota das Termas, por conta do grande número de estâncias de águas termais. Além disso, as lindas paisagens agrestes, trilhas, cascatas e natureza preservada são perfeitas para a prática do Ecoturismo.
Vale do Contestado
Foi nessa região que aconteceu a Guerra do Contestado, no começo do século XX. A história está preservada nos museus, sítios históricos e monumentos das cidades. Em Treze Tílias, a herança da colonização austríaca é marcante.
Caminho dos Príncipes
Esta região, onde estão as cidades de Joinville e São Francisco do Sul, a cidade mais antiga do Estado, a herança portuguesa pode ser vista no casario colonial. Lá está o Museu Nacional do Mar, o único do Brasil.
*** A divulgação do vídeo institucional Descobrindo Santa Catarina recebeu autorização da Secretaria de Estado de Turismo de Santa Catarina (Santur).