- Termas da Guarda, em Tubarão
Não são só as praias belíssimas e as paisagens serranas que atraem turistas todo ano para Santa Catarina. O Estado da região sul do Brasil é um dos destinos com maior número de estâncias termais com propriedades terapêuticas e relaxantes do País, de acordo com a Associação de Turismo Hidrotermal de Santa Catarina.
As estâncias termais estão espalhadas por 19 cidades catarinenses e suas águas possuem temperaturas que variam, em média, entre os 32°C e 39°C, podendo chegar a 52°C na cidade de São João do Oeste, a maior registrada no sul do Brasil.
As águas termais são muito procuradas por famílias, principalmente com membros da terceira idade. Entre as estâncias termais catarinenses estão o Complexo Hidromineral de Gravatal, considerado o segundo melhor do mundo, atrás apenas de Aux-Les Thermes, na França, e em São João do Sul, a única estância de água termal salgada do Brasil.
O complexo de águas termais da cidade de Tubarão, composto pelas Termas da Guarda e Termas do Rio do Pouso, com temperaturas de 37°C, são consideradas a segunda mais radioativa do País e apresentam diversos benefícios à saúde durante os banhos de imersão, segundo a Secretaria de Turismo do Estado. Os banhos proporcionam, além do relaxamento, um alto poder de cura contra reumatismo, circulação, stress, cálculo renal, hipertensão, entre outros.
As Termas da Guarda estão localizadas às margens do Rio Tubarão e possui um cenário maravilhoso. Na região estão instalados três hotéis com ótimas acomodações, que oferecem restaurantes, tratamentos de lama medicinal e as piscinas e banhos com águas termais. Um desses locais é o Hotel Termas da Guarda, localizado na região de Da Guarda, na cidade de Tubarão, há mais de 60 anos. Oferecendo conforto, simplicidade e uma ótima localização, o Hotel Termas da Guarda é perfeito para relaxar em um ambiente sossegado e tranquilo, junto à natureza.
Sua excelente infraestrutura oferece aos seus hóspedes piscinas termominerais ao ar livre, para adultos e crianças, com bar em anexo, piscinas de água termal cobertas, quadras poliesportivas, sala de jogos, atividades programadas, como passeios de charrete e a cavalo, banhos de lama medicinal, massoterapia, entre outros.
As estâncias termais podem sem encontradas também no complexo Caldas da Imperatriz, a primeira estância termal do Brasil, e em Águas Mornas, ambas na Grande Florianópolis, em Itá, onde está o Thermas Itá, um complexo hidrotermal formado por hotel, parque, atracadouro e trilhas, Piratuba, com uma rede hoteleira e parques fundados por imigrantes alemães, e Treze Tílias, no Vale do Contestado.