Santa Catarina, berço do turismo rural, vem se transformando nos últimos anos num destino perfeito para o sossego e para conhecer a vida no campo, com dias deliciosos em hotéis-fazenda ou charmosas pousadas, saboreando as deliciosas receitas coloniais. E o melhor, a viagem pode ser feita tanto no frio, aproveitando a colheita da maçã e as lindas paisagens de inverno, quanto no calor, na época da colheita da uva.
A ideia de utilizar as fazendas centenárias da Serra Catarinense, região mais fria do Estado, como um atrativo turístico aconteceu há mais de 20 anos e foi a melhor maneira de divulgar o autêntico cotidiano do campo, hábitos e costumes, sem abrir mão da comodidade e do conforto.
As estadias ficam ainda mais completas com os programas diferenciados ao ar livre, como pesca de trutas, passeios a cavalo, caminhadas por trilhas, ordenha de animais, observação de pássaros, colheita de frutas no pé, banhos de cachoeiras e a música tradicional ao redor de uma boa fogueira, atividades que fascinam jovens e adultos.
E opções para essa nova e crescente tendência turística não faltam em Santa Catarina. São mais de 60 pousadas e hotéis-fazenda espalhados por cerca de 30 cidades catarinenses, alguns deles com mais de 100 anos mantendo a cultura e características originais, sem esquecer da comodidade, oferecendo salas de ginástica, sauna e restaurantes.
Pomerode
Uma dessas cidades é a encantadora Pomerode, no Vale Europeu, com mais de 300 lindas casas em estilo alemão enxaimel e inúmeros imóveis tombados como Patrimônio Histórico. Lá é o local onde está a Pousada Rural Mundo Antigo. A pousada está aberta a visitantes, que podem aproveitar as atividades ao ar livre junto com os hóspedes.
Entre os passeios estão trilhas ecológicas, cachoeiras, pesca, passeios a cavalo e em charretes e visitas ao Museu da Antiga Colônia, onde estão expostos mobiliários e objetos do século XIX. E, na hora das refeições, deliciosos pratos típicos da região, como o eisbein (joelho de porco), o kassler (bisteca de porco), cucas, tortas e pães.
Lages
Considerada como capital do Turismo Rural, Lages preserva uma grande herança cultural e proporciona momentos de relaxamento e tranquilidade aos seus visitantes. As diversas pousadas e hotéis-fazenda, como o Boqueirão Hotel Fazenda, Pousada Aza Verde, Pousada Refúgio do Lago, Hotel Fazenda Pedras Brancas e Fazenda Dourado, que proporcionam bons momentos junto à natureza e aos costumes rurais.
Entre as atividades ao ar livre estão passeios de charrete, cavalgadas, trilhas centenárias, pesca em açudes, entre outros, sem esquecer das saborosas comidas típicas e o hábito de contar histórias em volta das fogueiras. Outra atração imperdível em Lages é a Coxilha Rica, uma antiga rota de tropeiros, que passa por rios, banhados e campos preservados em uma planície com cerca de 100 km².
Gaspar
Outra cidade que vem sendo muito procurada para a prática de Turismo Rural em Santa Catarina é Gaspar, onde está o Fazzenda Park Hotel, oferecendo também vários tipos de esportes, pedalinhos, piscina aquecida, polo aquático e bocha, e o Eco Hotel Arraial do Ouro, localizado numa área de 600 mil m², com trilhas na Mata Atlântica e um charmoso restaurante.
Urupema, Urubici, São Joaquim, Joinville, Jaraguá do Sul, Treze Tílias, Tubarão e Gravatal são algumas outras excelentes cidades que também oferecem hotéis-fazenda e pousadas com atividades na área rural, hospitalidade calorosa e a deliciosa comida feita no fogão à lenha.