Ganhando cada vez mais adeptos, o Ecoturismo no Brasil vem se tornando um importante segmento turístico. E condições para esse crescimento é o que não faltam no País, que está repleto de ilhas, florestas, rios, montanhas, dunas, cachoeiras e lagoas.
E Santa Catarina tem tudo isso e muito mais, proporcionando excelentes condições para que os amantes de Ecoturismo e Turismo de Natureza fiquem cada vez mais encantados com as milhares de atividades ao ar livre. A adrenalina é garantida.
Além disso, Santa Catarina é o Estado que mais preserva e regenera a fantástica Mata Atlântica e também é o local que abriga a maior área da floresta, com cerca de 25% de seu total.
Entre as atividades encontradas em Santa Catarina estão o trekking e mountain biking pelo interior da Mata Atlântica, explorando lindos cânions e admirando cascatas e costões, perfeitos para rapel, canyoning, paraquedismo, aventuras em veículos off-road e até observação de baleias. Seja qual for sua atividade ou esporte preferidos, confira alguns dos principais lugares para curtir a natureza nas doze regiões turísticas de Santa Catarina.
Caminho dos Cânions
A região fica na divisa com o Rio Grande do Sul, onde estão alguns balneários, cidades pacatas e os lindíssimos cânions dos Aparados da Serra. No município de Praia Grande, protegido pelo lindo Parque Nacional, aos pés do gigantesco cânion de Aparados da Serra e Serra Geral, estão belas piscinas naturais, cachoeiras e maravilhosas trilhas na mata. A cidade é chamada de ‘Capital Catarinense dos Cânions’ e é perfeita para a prática de esportes radicais e ecoturismo. Lá estão os mais importantes cânions do País, o Itaimbezinho e o Malacara.
Uma das principais cidades da região é Jacinto Machado, a porta de entrada para o Cânion Fortaleza, com quase oito quilômetros de extensão, um dos maiores do País. As trilhas centenárias são as mesmas usadas pelos antigos tropeiros.
Serra Catarinense
É na serra de Santa Catarina que estão várias de suas belezas naturais: montanhas, cachoeiras, corredeiras, matas preservadas e lagos. É nessa região também onde as temperaturas no inverno são as mais baixas no Estado, principalmente por conta de suas altas altitudes, que chegam a cerca de dois mil metros.
Nessa região é comum encontrar passeios como cavalgada, escalada, rafting e pesca esportiva. Em Urubici, o passeio de trekking leva o visitante até a Pedra Furada, ou por uma expedição 4x4 para conhecer o lindo Cânion do Espraiado. Em São Joaquim, considerada a cidade mais fria do País, as atividades são escalada, tirolesa e arvorismo. Essas atividades podem ser encontradas principalmente no Adventure Park Snow.
Encantos do Sul
A região é marcada pelo espetacular litoral sul de Santa Catarina, onde estão também lindas cidades históricas e as belas vilas de pescadores. É nesse local que as baleias-francas buscam as águas mais quentes para cuidar de seus filhotes, entre os meses de maio a outubro. Para poder observar esses lindos animais, o ponto de partida é na Praia de Itapirubá, passando por dunas, costões e restinga.
No sul do Estado, em Imbituba, é que está também uma das praias mais lindas do planeta, a Praia do Rosa, o paraíso para os surfistas e amantes de esportes aquáticos. Outra cidade repleta de belas praias é Garopaba, onde estão matas preservadas, praias com águas límpidas e ondas perfeitas para o surfe. Entre elas a praia da Ferrugem, Ouvidor, Silveira, Barra e Vigia. Também é local para observação das baleias-francas.
Caminho dos Príncipes
A paisagem predominante desta região é a Serra do Mar, formada pela incrível Mata Atlântica, florestas de araucárias e as charmosas paisagens rurais. Por conta da alta altitude de algumas montanhas, que chegam a quase 1.200 metros, a região é o paraíso para praticar voo livre, principalmente em Jaraguá do Sul. Devido à topografia acidentada da região, também é possível praticar canyoning, trekking, escalada, paragliding, canoagem e arvorismo.
Já para os amantes de mountain bike, nada melhor que um pedal pelas trilhas de Schroeder, em meio à Mata Atlântica, na Serra do Mar. Para os mais aventureiros, as pistas de downhill e cross-country podem ser usadas no Morro do Agudo.
Vale Europeu
Localizado na região do Vale do Itajaí, o Vale Europeu está repleto de belas paisagens, como cascatas, cavernas, morros, grutas e rios. Uma das cavernas mais bonitas da América Latina, a Caverna de Botuverá é também a maior do sul do País e tem mais de mil metros de extensão, com salões cobertos por estalactites, estalagmites e flores de aragonita.
Em Presidente Getúlio, é possível praticar voo livre, caminhadas, rapel e visitar lindos vales e cascatas no Vale das Cachoeiras, onde estão mais de 150 cascatas. Praticar canyoning no Rio dos Índios, passando por piscinas naturais e quedas d’água, é outra atividade imperdível.
Costa Verde & Mar
Localizada no litoral norte do Estado, a região é formada pela famosa Balneário Camboriú, onde as atividades podem ser realizadas dentro ou fora d’água. Além do voo de parapente no Morro do Careca, o visitante pode caminhar pelas diversas trilhas do Parque Natural Municipal Raimundo Malta.
A cidade de Bombinhas é outro destino surpreendente. Nessa linda península estão enseadas, praias e baías com paisagens maravilhosas. É o local perfeito para mergulhar nas águas cristalinas das praias de Lagoinha, Ponta de Sepultura, Embrulho ou Prainha.
Caminhos da Fronteira
Ainda pouco explorado pelos turistas, a região, que fica localizada entre Paraná, Rio Grande do Sul e a Argentina, oferece uma incrível diversidade cultural e muito contato com a natureza. Entre as atrações estão a gruta de pedra natural, na cidade de Anchieta, e o Assentamento Conquista da Fronteira, uma incrível trilha ecológica onde é possível visitar quatro cachoeiras, entre elas uma das mais altas da região, com 62 metros de altura. Lá é possível praticar rapel e outros esportes radicais.
Vale do Contestado
Outra linda região cercada por belezas naturais, o Vale do Contestado tem um algo a mais. A cidade de Curitibanos foi palco de revoluções e da Guerra do Contestado. Outro município muito procurado pelos turistas é Catanduva, cercada por cachoeiras, como a Cachoeira da Linha Passo Grande, e matas preservadas. Em Brunópolis, o Rio Marombas encanta pelas lindas trilhas que levam a quedas d’água espetaculares.
Grande Oeste
Além das inúmeras estâncias termais, a região está repleta de belezas naturais, onde é possível praticar voos livres, como no Morro da Antena, em Cunha Porã, ou em São Lourenço do Oeste, onde estão mais de três rampas de decolagem.
Grande Florianópolis
A região, além das quase 100 praias maravilhosas, também é rica em atrações para o Ecoturismo. Localizada na Serra do Tabuleiro, a cidade de Águas Mornas está repleta de cachoeiras, perfeitas para praticar rapel, cascading e tirolesa.
Já em Palhoça, o forte é o trekking do Cambirela, um pico de cerca de mil metros de altitude, instalado no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. Para os amantes do surfe, a Guarda do Embaú é o local perfeito, pois tem as melhores ondas do Estado.
Visitar a Praia de Lagoinha do Leste é o sonho de muitos ecoturistas. Para se chegar à linda praia deserta é necessário passar por uma trilha de quase duas horas. Outras praias que valem uma visita são a praia da Armação, Palmas, Ganchos de Fora, todas localizadas em Governador Celso Ramos.