Com uma cultura rica e espetacular, o Peru é um país que se orgulha de sua história, de seus costumes, de suas tradições e de suas civilizações. Não é para menos. O país foi berço de algumas das civilizações mais antigas da América do Sul, como as culturas pré-incas, tais como a Moche, Huari e a Nazca, que surgiram por volta de 700 a.C. e 100 a.C.
Por conta da enorme importância dessas civilizações na região, o Peru se manteve por centenas de anos como o centro político e produtivo da América Latina, influenciando muito a cultura de outros povos. Como exemplo encontramos as línguas quéchua e aimará, de origem indígena, que mesmo nos dias de hoje ainda são faladas no país e em regiões dos Andes.
Essas antigas civilizações deixaram um esplêndido legado, que até os dias de hoje são preservados e cultivados pelos peruanos, principalmente os herdados do Império Inca, que dominou e marcou o país por cerca de 500 anos, até ser destruído durante a colonização espanhola, nos anos de 1530.
Com a mistura de povos, principalmente dos incas e dos espanhóis, a cultura popular peruana é feita de muitos contrastes e diversidade, que pode ser apreciada na arquitetura, música, dança, artesanato, gastronomia, agricultura e principalmente nas enormes e magníficas construções, que hoje fazem parte do Patrimônio da Humanidade.