Formado por 33 sítios arqueológicos, o Complexo Arqueológico de Sacsayhuaman, também conhecido como 'Sexy woman', foi construído entre os séculos XIV e XV por cerca de 20 mil homens. Está localizado a cerca de dois quilômetros do centro de Cuzco.
A construção mais famosa é a Fortaleza de Sacsayhuaman, uma imponente arquitetura militar inca. Ela foi construída com enormes blocos de granito com o objetivo de proteger a cidade de tribos invasoras. Ao seu redor estão muros de pedra maciça, que podem medir até 300 metros de comprimento e cinco metros de altura.
No seu interior estariam grandes depósitos de armas e alimentos e canais de distribuição de água. O Trono do Inca, uma grande rocha talhada em vários níveis, está localizado ao lado da fortaleza.
Alguns especialistas afirmam que ali estaria o templo mais importante do Hanan Qosqo, ou Cuzco de Acima, dedicado à cosmologia andina e para veneração de deuses incas. Apenas 20% do conjunto arqueológico podem ser apreciados, pois durante a invasão espanhola ele foi destruído para a construção de casas e igrejas em Cuzco. Alguns estudiosos põem em dúvida se a construção foi usada para fins militar ou era uma construção religiosa, por conta de sua arquitetura. Acredita-se que o local era um grande templo ao deus Sol.