O local original era considerado como o centro religioso e político de Cuzco incaico e o templo Qoricancha (Qori significa ouro e kancha significa espaço fechado) era onde os incas homenageavam o deus Sol.
Com a chegada dos espanhóis, uma igreja e o convento dominicano foram construídos sobre o templo, mas foram parcialmente destruídos pelo terremoto de 1650. Atualmente, o convento guarda uma rica coleção de telas dos séculos XVII e XVIII.
Além do convento, algumas ruínas incas podem ser visitadas, como o Templo do Sol, o templo principal de Qoricancha. Lá estavam os corpos embalsamados dos filhos do Sol.
O Templo da Lua está ao lado do Templo do Sol, já que a Lua era considerada sua esposa. No seu interior, revestido por placas de prata, estavam as múmias das Coyas. Metade do templo foi demolido pelos espanhóis para construir a Igreja de Santo Domingo. Próximo ao Templo da Lua está o Templo de Vênus, onde eram realizadas as festas ou eventos de sacrifícios. Também estão na propriedade o Templo Illapa e Templo K’uychi.